O Diagnóstico e Impacto do cCMV (citomegalovírus congênito ou CMV neonatal) é fundamental para os médicos que trabalham na sala de parto.
O cCMV é a infecção viral congênita mais comum e apresenta um amplo espectro de manifestações em recém-nascidos.
Vamos relembrar as principais manifestações neonatais do cCMV, pois agora podemos prevenir esta condição se detectarmos a primoinfecção nas gestantes, como destacamos no post em que falamos do valaciclovir profilático em gestantes infectadas pelo CMV.
Principais Manifestações Neonatais do CMV Congênito
- Sintomas Visíveis ao Nascimento: Incluem baixo peso ao nascer, icterícia, petéquias e hepatosplenomegalia.
- Complicações Neurológicas: Microcefalia, atrasos no desenvolvimento, e convulsões são possíveis manifestações neurológicas do cCMV.
- Problemas Auditivos: A surdez sensorioneural é uma das complicações mais comuns e graves do cCMV.
- Manifestações Oculares: Complicações como coriorretinite podem ocorrer, potencialmente levando à perda da visão.
- Manifestações Dermatológicas são comuns
A Tríade de Sabin
- Calcificações Intracranianas que como sabemos, podem ser detectadas através de exames de imagem, a saber: ultrassonografia ou tomografia computadorizada (TC) do crânio.
- Microcefalia certamente com atrasos no desenvolvimento neurológico.
- Coriorretinite (inflamação da retina e da coróide), que ocasionalmente pode levar a problemas de visão e, em casos graves, à cegueira.
Sempre vale lembrar que alterações tardias podem surgir em crianças de nascimento aparentemente normal, assim sendo, teremos complicações do CMV que muitas vezes nem é associada ao vírus.
Quem quiser mais informações, pode consultar o site co CDC – Cytomegalovirus (CMV) and Congenital CMV Infection
Conclusão Diagnóstico e Impacto do cCMV
Nós médicos desempenhamos um papel vital no diagnóstico precoce e no manejo eficaz do cCMV, ou seja, no cuidados de nossos pequenos.
Este artigo relembra as principais manifestações clínicas de forma a melhorarmos o Diagnóstico e assim, minimizarmos o Impacto do cCMV.
Vamos assumir a responsabilidade pela detecção precoce dos casos, de realizarmos a triagem da forma adequada para dessa forma, impedir o surgimento de novos casos utilizando a nova profilaxia com valaciclovir.