Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ozempic e refluxo esofageano: como evitar complicações

Escrito por

Omar Lupi

Compartilhe esse conteúdo com outro médico
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Conheça os riscos do uso do Ozempic e da ingestão de lactose para pacientes com refluxo esofageano e como prevenir a Esofagite Eosinofílica.

Ozempic é uma medicação cada vez mais utilizada para controlar o diabetes ou para auxiliar na perda de peso. No entanto, o uso da substância ativa do medicamento, a semaglutida, pode estar relacionado ao refluxo gástrico em alguns pacientes, o que pode aumentar as chances de vômitos e esofagite.

Recentemente, o ex-presidente Lula sofreu com refluxo esofageano relacionado ao uso do Ozempic. Seu quadro só melhorou com a restrição ao leite e, eventualmente, teve mesmo que suspender a medicação.

Mas o refluxo esofageano, seja pelo Ozempic ou pela ingestão de lactose, pode irritar cronicamente o esôfago por causa da acidez do estômago. Em pacientes com histórico de asma, rinite intensa, polipose nasal e/ou dermatite atópica, o refluxo pode se associar com a Esofagite Eosinofílica.

A Esofagite Eosinofílica é uma inflamação do esôfago que pode causar dificuldade para engolir alimentos sólidos, vômitos, perda de peso e dor abdominal. Esta tendência afeta cerca de 10% da população e pode ser mais comum em pessoas com uma desregulação do perfil Th2, como aqueles com dermatite atópica.

Para evitar complicações, é importante orientar o paciente com refluxo a reduzir a ingestão de lactose. A falta da enzima lactase provoca uma espécie de fermentação que pode piorar o refluxo gastroesofágico. Além disso, é recomendável que pacientes com histórico de doenças atópicas conversem com seus dermatologistas antes de iniciar o uso de Ozempic ou qualquer outra medicação.

No tratamento da Esofagite Eosinofílica, existem medicamentos eficazes, como o Dupilumabe, Lirentelimabe e Cendaquimabe, que podem ser indicados por um médico especialista. Conhecer a imunologia do paciente é fundamental para orientar sobre a melhor abordagem terapêutica.

Ao adotar medidas preventivas e ter acompanhamento médico adequado, é possível controlar o refluxo esofageano e evitar complicações como a Esofagite Eosinofílica.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo com outro médico que se interessa por esse conteúdo do Pele Digital!

Leia também:

Junte-se a mais de 35.000 médicos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade, com 35.729 médicos cadastrados na nossa newsletter

Siga o Instagram Pele Digital oficial

Os fundadores do Pele Digital, Dr. Fabio Francesconi e Dr. Omar Lupi, produzem conteúdo diariamente em primeira mão, além de realizarem avisos periódicos de eventos, lives e atém mesmo de notícias de última hora.