Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A especificidade paradoxal dos biológicos na medicina

Escrito por

Fabio Francesconi

Compartilhe esse conteúdo com outro médico
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Os biológicos revolucionaram a forma como tratamos as doenças. Essas medicações sniper, que miram e atuam em alvos específicos, são a base da medicina de precisão. Os anticorpos monoclonais ou constructos derivados da engenharia genética atuam nos receptores de membrana ou citocinas circulantes e são uma cópia de nosso sistema adaptativo, com anticorpos específicos. Nessa linha, apresentamos a especificidade paradoxal dos Inibidores de TNF-alfa, um dos imunossupressores com o maior número de indicações clínicas.

O que são os Inibidores de TNF-alfa?

Os Inibidores de TNF-alfa são uma classe de biológicos que atuam na inibição do TNF-alfa, uma citocina pró-inflamatória envolvida em diversos contextos imunopatogênicos. Essa medicação é indicada em diversas doenças, como psoríase, artrite psoriática, hidradenite supurativa, estomatite aftosa, doença de Behçet, pioderma gangrenoso, sarcoidose cutânea, vasculite sistêmica, Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica, pitiríase rubra pilar, artrite reumatóide, espondiloartropatias, artrite idiopática juvenil, doença de Chron, retocolite ulcerativa e uveíte.

A especificidade paradoxal dos Inibidores de TNF-alfa

Ainda que a ação do Inibidores de TNF-alfa seja em alvos específicos, seu efeito pode ser amplo e até genérico. Isso ocorre porque a molécula do TNF-alfa está envolvida em diversos contextos imunopatogênicos. Dessa forma, uma medicação que atue na inibição do TNF-alfa terá uma ação específica, mas também um efeito amplo e até genérico.

A importância dos Inibidores de TNF-alfa

Os Inibidores de TNF-alfa são uma importante classe de biológicos que estão entre os pioneiros. Com as quebras de patente, estão surgindo um grupo de medicamentos, os biossimilares. Ainda que a ação desses medicamentos seja similar aos Inibidores de TNF-alfa, é importante lembrar que cada um possui suas particularidades e indicações específicas.

Conclusão

Os Inibidores de TNF-alfa são uma classe importante de biológicos que atuam na inibição do TNF-alfa, uma citocina pró-inflamatória envolvida em diversos contextos imunopatogênicos. Essa medicação é indicada em diversas doenças e possui um efeito amplo e até genérico. É importante lembrar que cada medicamento possui suas particularidades e indicações específicas.

FAQs

1. O que são os biológicos?

Os biológicos são medicações sniper que miram e atuam em alvos específicos, são a base da medicina de precisão.

2. Qual é a especificidade paradoxal dos Inibidores de TNF?

Os biológicos são medicamentos que atuam de forma específica em determinados alvos, sendo considerados a base da medicina de precisão. São anticorpos monoclonais ou constructos derivados da engenharia genética que atuam nos receptores de membrana ou citocinas circulantes. Esses medicamentos são capazes de imitar o sistema adaptativo do nosso organismo, produzindo anticorpos específicos.

No entanto, como em todas as regras, existem exceções. E é exatamente sobre a especificidade paradoxal dos biológicos que vamos falar neste artigo, mais especificamente sobre um imunossupressor com o maior número de indicações clínicas, perdendo apenas para os glucocorticoides.

Trata-se de uma medicação utilizada na dermatologia para tratar doenças como psoríase, artrite psoriática, hidradenite supurativa, estomatite aftosa, doença de Behçet, pioderma gangrenoso, sarcoidose cutânea, vasculite sistêmica, Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica e pitiríase rubra pilar. Fora da dermatologia, é indicada para artrite reumatóide, espondiloartropatias, artrite idiopática juvenil, doença de Chron, retocolite ulcerativa e uveíte.

Mas por que um único biológico é capaz de atuar em tantas doenças diferentes? Isso acontece porque essa medicação atua em uma molécula muito importante e utilizada em diversos contextos da imunologia, ou seja, é uma medicação alvo, com ação específica, mas com um efeito amplo e até genérico.

Estamos falando dos inibidores de TNF-alfa, uma importante classe de biológicos que está entre os pioneiros. Essa classe desperta atenção porque com as quebras de patente estão surgindo um grupo de medicamentos, os biossimilares.

Os biossimilares são medicamentos biológicos semelhantes aos medicamentos biológicos de referência, que já foram aprovados para comercialização e estão protegidos por patente. Eles têm o mesmo perfil de eficácia, segurança e qualidade do medicamento de referência, mas possuem um custo menor. No entanto, é importante ressaltar que os biossimilares não são genéricos, pois são produzidos a partir de células vivas, o que os torna mais complexos e mais difíceis de serem produzidos em larga escala.

Os inibidores de TNF-alfa têm um papel fundamental no tratamento de diversas doenças, mas é importante lembrar que cada paciente é único e deve ser tratado de forma individualizada. Por isso, é essencial que o médico avalie o quadro clínico do paciente e escolha o tratamento mais adequado para cada caso.

Em resumo, os biológicos chegaram mudando a medicina, trazendo novas possibilidades de tratamento e uma maior precisão no combate às doenças. Os inibidores de TNF-alfa são um exemplo de como uma única medicação pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças, graças com a chegada dos biológicos, a medicina mudou radicalmente. Estamos falando de anticorpos monoclonais ou constructos derivados da engenharia genética que atuam nos receptores de membrana ou citocinas circulantes. Essas medicações são como snipers, mirando e atuando em um alvo específico, sendo a base da medicina de precisão. Eles são cópias do nosso sistema adaptativo e são anticorpos específicos.

No entanto, como diz o ditado, as exceções fazem as regras. E aqui apresento a especificidade paradoxal dos biológicos que é o imunossupressor com o maior número de indicações clínicas, perdendo apenas para os Glucocorticóides.

Você sabe de qual droga estou falando? Tem ideia de onde essa medicação atua?

Meu nome é Fabio Francesconi e tive a oportunidade de entrar em contato com esse grupo farmacológico nos anos 2000. Naquela época, a medicação ainda era de difícil acesso, mas hoje está disponível no SUS para tratar milhares de pacientes anualmente.

E se estamos falando de biológicos, estamos falando de precisão, e essa informação é real e válida.

A questão aqui é acharmos que a droga que tem uma ação em um local específico terá necessariamente um resultado único.

Deixe-me explicar melhor. Se o alvo da medicação for uma molécula muito importante e utilizada em diversos contextos de nossa imunologia ou for utilizada em diferentes etapas ou até mesmo for uma etapa fundamental que serve de ponto de partida para diferentes cenários, teremos uma medicação alvo, com ação específica, mas com um efeito amplo e até genérico.

Qual é essa medicação? Estou falando de uma medicação que é utilizada na dermatologia para psoríase, artrite psoriática, hidradenite supurativa, estomatite aftosa, doença de Behçet, pioderma gangrenoso, sarcoidose cutânea, vasculite sistêmica, Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica e pitiríase rubra pilar.

Fora da dermatologia, ela é indicada para artrite reumatóide, espondiloartropatias, artrite idiopática juvenil, doença de Crohn, retocolite ulcerativa e uveíte.

Não incluí nesta lista as indicações menos comuns e ocasionais, como a reação hansênica.

E por que um biológico atua em tantas doenças?

Isso acontece porque estamos falando de uma molécula que provavelmente está envolvida em diversos contextos imunopatogênicos.

Estamos falando dos Inibidores de TNF-alfa, uma importante classe de biológicos que estão entre os pioneiros. E essa classe desperta atenção porque, com as quebras de patente, estão surgindo novos medicamentos, os biossimilares.

Não vamos falar dos similares hoje, mas vamos continuar estudando imunologia.

Não deixe de compartilhar os posts que você achar interessantes.

E sempre que tiver uma ideia, lembre-se de comentar.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo com outro médico que se interessa por esse conteúdo do Pele Digital!

Leia também:

Junte-se a mais de 35.000 médicos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade, com 35.729 médicos cadastrados na nossa newsletter

Siga o Instagram Pele Digital oficial

Os fundadores do Pele Digital, Dr. Fabio Francesconi e Dr. Omar Lupi, produzem conteúdo diariamente em primeira mão, além de realizarem avisos periódicos de eventos, lives e atém mesmo de notícias de última hora.